quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Barranco

No último fim de semana fomos dar um passeio por um outro bairro aqui de Lima, em que estávamos considerando morar (o apê que a gente gostou já foi alugado, por isso o tempo verbal...). Queríamos dar uma olhada em como era o comércio, o que tinha de legal pra fazer, etc...

O bairro se chama Barranco. Muito apropriado, por sinal, já que fica também à beira mar, e a beira mar aqui em Lima é toda um barranco... ;)

Haviam nos dito que o bairro se parecia com a Vila Madalena - boêmio, com muitos barzinhos e restaurantes. Na verdade hoje esse é um dos grandes atrativos do local. Mas, por muito tempo, Barranco foi um local de veraneio para as famílias mais abastadas de Lima, que construíam ali uma casa para os fins de semana, e para os banhos de mar. Ou seja, o bairro nasceu para ser um lugar de descanso e virou um bairro boêmio.

Barranco tem uma arquitetura bastante peculiar, com praças, prédios antigos e casarões das antigas (além daquelas que foram construídas nas encostas, que ficam incrustradas nas pedras). 




La Ermita é uma igreja frequentada, originariamente, por pescadores e viajantes, em torno da qual cresceu o então "pueblo" de Barranco. Em 1940 houve um terremoto que danificou a igreja, mas deixaram o teto destruído deste jeito para lembrar a força do tremor.



Ao fundo a Ponte dos Suspiros... porque desde que foi construída virou ponto de encontro dos namorados...




Uma fotinho em homenagem à Família Santos! É um dos barzinhos que ficam perto da Ponte, na beira da "Bajada de los Baños".





Esse é o parque municipal, onde fica a biblioteca, a igreja, e o coreto, além das fontes e jardins que enfeitam o "centro" de Barranco.


As floreiras e os parques colorem ainda mais o bairro, que tem como característica o colorido das construções. A biblioteca, as igrejas, a sede administrativa são todas pintadas de um amarelo bem típico aqui da região.




A "Bajada de los Baños" é o caminho pro mar. Um passeio, em que as diversas casas foram transformadas em restaurantes, bares e hostels, que chega direto na orla de Barranco. 




Claro que lá no fim da bajada (que é a própria descida da barranqueira, com o perdão do trocadilho infame...), encontramos aqueles hippies que vendem pratas, bijoux, fazem tererê e escrevem seu nome num grão de arroz - que como bem observou o Fred, tem em tudo quanto é lugar do mundo!




A orla está passando por reformas, para melhorar o acesso - já que é muita gente pra pouca areia. Essa ponte do lado direito é o acesso de quem vem da bajada, para a praia. Ao fundo vemos os prédios de Miraflores.


Depois subimos de volta para o Mirante de Barranco, de onde tem uma bela vista (inclusive com os prédios que ficam "pendurados" nas encostas), e onde encontramos o nosso primeiro tocador de flauta peruano! (não tirei uma foto dele... mas juro que tinha um deles por aqui, provavelmente passando férias do "trampo" na Praça da República, em SP).




Passamos ainda por uma pracinha fofa no meio dos prédios, com vista para o mar...




E pelo começo do Malecón de Barranco, com a vista de Miraflores ao fundo. Afinal, não dá pra deixar de apreciar, não é?




E, por fim, passeamos pela Paseo Saenz Peña, cheia de casarões antigos, coloridos e muito bonito, com seus charmosos banquinhos à beira do mar, para quem quiser descansar, sentir a brisa e pensar na vida! E, é claro, que a gente não perdeu a oportunidade! Afinal... a vida tá bem boa por aqui! :)




O resultado foi esse: um dia delicioso, com muitos passeios, muitas fotos e cada vez mais a certeza de que escolhemos muito bem a cidade que será nossa, pelos próximos anos.


Espero que vocês tenham curtido o passeio tanto quanto a gente! :)


Beijos,
Tila.


PS: agora não dá mais pra reclamar que eu tô postando pouca foto, não é?! 

2 comentários:

  1. Ai que delícia! e tudo me pareceu calmo, assim, sem o estresse de ser point turístico com aquela avalanche de gente...rs

    ResponderExcluir
  2. Sim... tudo bem tranquilo - apesar de ser verão e a praia estar bem agitada! Na verdade só encontramos bastante gente na "Bajada", descendo pra invadir a praia!;) Além do trânsito na orla, em direção aos pontos onde tem areia! Rs..

    ResponderExcluir